Foto: LDU / Reprodução

Depois de construir boa vantagem no jogo de ida, o sonho da LDU de chegar à final da Copa Libertadores terminou em São Paulo. A equipe comandada pelo técnico santa-mariense Tiago Nunes foi derrotada por 4 a 0 pelo Palmeiras, na noite desta quinta-feira (30), no Allianz Parque, e acabou eliminada nas semifinais. No duelo de ida, em Quito, os equatorianos haviam vencido por 3 a 0.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Palmeiras entrou em campo determinado a concretizar a frase de Abel Ferreira após o primeiro jogo de ida, quando afirmou que 90 minutos no Allianz Parque era muito tempo. Com postura ofensiva e intensidade desde o início, Sosa abriu o placar aos 19 minutos, de cabeça, e Bruno Fuchs, ex-Inter, ampliou nos acréscimos do primeiro tempo. Na etapa final, Raphael Veiga marcou duas vezes, uma delas em cobrança de pênalti e garantiu a virada no confronto, classificando o time paulista para mais uma decisão continental.
Após a eliminação, Tiago Nunes reconheceu a superioridade palmeirense e citou as dificuldades encontradas no gramado sintético do Allianz Parque.
– Não conseguimos fazer um jogo bom tecnicamente. Estamos em um campo difícil jogar, um campo sintético que parece um pátio de colégio, muito rápido, a bola está sempre viva, complicado para quem não está acostumado a esse ritmo de jogo. E acabamos sendo superados tecnicamente nos duelos – avaliou.
– Penso que a diferença foi que o Palmeiras impôs um ritmo que nos controlou todo jogo, ganhou todos os duelos. O placar foi justo pelo que o Palmeiras produziu. Quero reiterar o esforço que jogadores tiveram de representar o clube e chegar nessa condição que chegou – declarou.
Próximos passos
Agora, a LDU volta suas atenções ao Campeonato Equatoriano, no qual ocupa a terceira colocação, 15 pontos atrás do líder Independiente del Valle, o que distancia a equipe do técnico santa-mariense do título. Restando sete rodadas para o fim da temporada, a LDU busca se manter entre os três primeiros colocados para garantir vaga na próxima edição da Libertadores.
Com o resultado, o Palmeiras enfrenta o Flamengo na final da Libertadores, marcada para o dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. A decisão repete o duelo de 2021, quando o time alviverde levou a melhor, por 2 a 1, em final disputada no Uruguai.
A presença de duas equipes brasileiras assegura que o Brasil será o país com mais conquistas na história da competição. Atualmente, Brasil e Argentina estão empatados com 25 títulos cada. Além disso, quem vencer o torneio se isolará como o clube brasileiro mais vitorioso na Libertadores, com quatro conquistas.
Trajetória
Tiago Nunes, 45 anos, é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Iniciou a carreira no futebol em Santa Maria, onde trabalhou como preparador físico da dupla Rio-Nal e comandou o Riograndense em 2012.
O santa-mariense ganhou projeção nacional ao conquistar a Copa Sul-Americana, em 2018, e a Copa do Brasil, em 2019, pelo Athletico-PR. Em 2021, foi técnico do Grêmio, conquistando o Gauchão. No Tricolor, foi demitido após fraco desempenho na reta inicial do Brasileirão, que culminaria no rebaixamento da equipe naquele ano. Nas últimas temporadas, além de outros grandes clubes brasileiros, como Corinthians e Botafogo, passou por Universidad Católica, do Chile, e Sporting Cristal, do Peru, antes de desembarcar na capital equatoriana.